terça-feira, 2 de agosto de 2005

O bem vence o mal

Eba!!! Camila já está no hospital!!! Calma! Pra quem se perdeu, eu estou me referindo à novela “Laços de Família”. Eu sou viciado nessa novela. Aliás, foi a última que Manoel Carlos escreveu que se salva. Mas vocês devem estar se perguntando por que estou tão feliz por a pobre da moça estar hospitalizada. É que está cada vez mais perto de uma das cenas que mais aguardo na novela: a surra que a Helena vai dar na Íris. Não, eu não sou adepto da violência, quem me conhece bem sabe. Mas essa cena representa toda uma catarse para mim. Íris é uma personagem da novela que representa o mal, na minha opinião. E o que é fantástico nas novelas do Manoel Carlos é que não é um mal estereotipado, tipo a bruxa da Branca de Neve. É o mal cotidiano, o mal que encontramos em pessoas desprezíveis no nosso dia-a-dia. Ela é egoísta, mimada, implicante, cínica, arrogante. E vê-la recebendo o castigo tão merecido é meio que ver o mal levar o seu. Em tempos nos quais Osama Bin Laden comete atrocidades e é endeusado e seguido como um herói, George W. Bush inicia uma guerra sob falsos argumentos, mata milhares de inocentes e é reeleito, uma garota que planejou a morte dos próprios pais é solta, políticos que cometem as maiores atrocidades com o dinheiro público continuam saracoteando por aí, é bom ver, pelo menos na ficção, que o mal tem o dia de pagar suas contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário