quarta-feira, 11 de março de 2009

Não tem desculpa

Incrível como algumas palavras e expressões são totalmente vazias de significado. Mais impressionante ainda é como outras podem significar exatamente o oposto do que pretendem. Toda essa minha análise semântica começou com um pequeno momento de reflexão que decidi tomar sobre uma frase comumente dita por qualquer um de nós: “Desculpa qualquer coisa”. A reflexão veio depois de perceber que a expressão vinha me causando muita repulsa. E por que seria? Cheguei à conclusão de que era porque a frase é um total engodo. É a pele de cordeiro que o lobo usa pra se esconder no rebanho. O intuito das singelas palavras é de se mostrar humilde, de reconhecer sua falibilidade e demonstrar grandeza de espírito de reconhecer os próprios erros. Acontece que a frase faz justamente o contrário.
Em primeiro lugar, a pessoa que a profere é incapaz de reconhecer o que fez de errado. Ora, até onde sei, a moral e a ética se definem justamente pela capacidade de discernir entre o certo e o errado – e escolher o caminho mais nobre. Ao dizer “desculpa qualquer coisa”, a pessoa pede um salvo-conduto para suas atitudes, algo do tipo “esquece o que fiz até agora”, sem nenhuma garantia de que não se repetirá no futuro, dado que a pessoa não sabe o que fez de errado.
E não humildade em não se reconhecer exatamente a atitude errada tomada, a palavra injusta dita, o gesto desnecessário realizado. O que é o mais difícil em se pedir desculpas? É reconhecer que aquele ato específico foi errado, que não se deveria ter agido daquela forma. A especificidade é a chave do negócio aqui. Reconhecer o exato erro é o pré-requisito das desculpas.
Resumo da ópera? Dizer “desculpa qualquer coisa” é dizer, na verdade, “desculpa por nada”.

4 comentários:

  1. Eu mesma já disse essa frase pra evitar mais confusão e encerrar o assunto. Mas na realidade eu não queria me desculpar de nada, porque naquele caso eu estava certa.
    Acho que as pessoas usam essa frase quando na verdade não querem se desculpar, mas querem encerrar um assunto, ou até mesmo fazer a pose de "boa pessoa".

    Mas depois que li seu post parei pra pensar nisso, e acho que a frase em si quer dizer "desculpe se fiz algo que não percebi e que te magoou ou machucou".

    Acho que seria meio assim, se eu encerrasse esse comentario e dissesse "essa é minha opnião, desculpa aí qualquer coisa".
    Tipo, me desculpe se escrevi algo que você não gostou ou não concordou.

    Uma frase que pra mim é estranha é quando alguém diz "obrigado" e a outra pessoa diz, "de nada" ou até mesmo "por nada". Pra mim isso é meio estranho. Obrigado por nada?

    Melhor eu parar por aqui ou vou começar a caçar frases estranhas...rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc. sempre detestei essa frase, mas pra não ser grossa, dou aquele melhor sorriso amarelo...

    ResponderExcluir
  3. Interessante eu encontrar seu blog, em um momento em que questiono algumas posturas, um texto que nos faz refletir sobre o sentido das palavras. Há algum tempo tenho um sentimento parecido com esse que você expôs com a expressão "tudo de bom". Eu acho das coisas mais vazias que se pode dizer a alguém. Entretanto, parece ser uma defesa da sociedade se esconder atrás de algumas expressões para não se expor. Aí vem a minha crítica: é um modo de hipocrisia! E eu considero um dos piores sentimentos, daqueles mais afastados do humano. "Desculpa qualquer coisa" me parece tão hipócrita e vazio quanto "tudo de bom". A filósofa e poetisa Viviane Mosé escreveu um poema, do qual me agrado muito, chamado "Receita pra lavar palavra suja" que faz uma crítica ao uso da palavra e seu texto me remeteu a este poema. Parabéns pelo texto. Um abraço,
    Homero

    ResponderExcluir
  4. Não tinha pensado nisso. Você tem razão, estou com vergonha.
    Já usei essa frase.

    ResponderExcluir