quarta-feira, 9 de junho de 2004

Seis orkuts de separação

Como já confessei aqui, sou o mais novo adicto da droga chamada Orkut. Da mesma maneira que a minha amiga Carolina, eu não via muita graça nele no início. Mas comecei a mexer, a bulir, a procurar amigos e comunidades interessantes (ou loucas) e fui me viciando. De cara encontrei uma amiga queridíssima que há muito eu não vejo, a Mel. Depois fui numa busca por mais amigos para aumentar aquele mirrado número de amigos virtuais, questão de orgulho mesmo. Eu via pessoas com 40, 80, 160 amigos, e eu com meia dúzia de gatos pingados. Quem sou eu, um zé-ninguém? Não, eu preciso ter mais amigos na minha lista. E saí na minha busca frenética por amigos meus do mundo real no meio virtual. Quando não mais consegui achá-los, fui à procura de novos amigos, virtuais mesmo, com potencial de se tornarem reais e percorrerem o caminho inverso dos primeiros. Entrei em comunidades, olhei perfis, mandei mensagens, aderi a novas comunidades. E o mais interessante é observar que o Orkut é a concretização da teoria das 6 pessoas ou dos seis graus de separação. Fiz uma pesquisa na internet para embasar melhor o que digo: "A idéia dos seis graus de separação surgiu pela primeira vez em 1967, quando o psicólogo norte-americano Stanley Milgram publicou a teoria de 'mundo pequeno' na revista Psychology Today. Milgram descobriu que voluntários nos Estados norte-americanos de Nebraska e Kansas conseguiram chegar a pessoas desconhecidas em Massachusetts usando uma rede de amigos, contatos comerciais e outras relações." Resumindo, essa teoria diz que entre uma pessoa e outra totalmente desconhecida existem, no máximo, seis pessoas. Logo, entre mim e a Julia Roberts, existem, no máximo, 6 pessoas. Quando a gente olha o perfil de alguém no Orkut, aparece a lista de conexão entre aquela pessoa que você nem conhece e você mesmo. Todo mundo é amigo de um amigo de um amigo seu, variando a quantidade de "amigo de um amigo". Acho que isso é uma das razões que me atraem no Orkut: eu posso, a qualquer momento, trocar mensagens com a Julia Roberts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário