quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Malhando quem malha

Pegando parelha (como se diz na minha terra) com bancos e metrôs, academias são ótimos lugares para se observar o bicho homem. Retomando minha experiência antropológica compartilhada com Lucy, the red, de categorizar os tipos humanos, trago a vocês, nobres leitores que preferem gastar seu tempo livre lendo minhas linhas a ler as do Paulo Coelho (será que eu mereço isso tudo?), três “catigurias” de gente que você encontra fácil, fácil numa academia de ginástica. Vamos colocar em tópicos que o negócio fica mais organizado (e o post fica parecendo maior – encher lingüiça é uma arte).
1. A patricinha fitness
Toda academia tem pelo menos uma: aquela garota rica e bem nascida, com genes que contribuem sobremaneira (sobremaneira é MARA!) para sua ótima forma física, e que vai para a academia só pra manter o status. Afinal, patricinha que se preze não pode não ir à academia, é exigência do clube ou tem sua carteirinha apreendida, nem que seja só pra fazer figuração. Chega, sempre com roupas de ginástica gritando de novas e combinando até com o cadarço do tênis, falando ao celular (sim, pois ela é chique e famosa e tem uma agenda atribuladíssima que exige sessões diárias de drenagem linfática, banhos de lama e um botox de vez em quando que botox tá na moda), com o cabelo impecável numa escova de chocolate suíço com avelãs descascadas por freiras cegas dos conventos da Dinamarca e fica desfilando de um lado para o outro, saudando com aquele sorriso amarelo e cara de nojo algum plebeu com quem ela decidiu falar. Prender o cabelo jamais, pois marca. E usar xuquinha, frufru, presilha, piranha ou seja lá o nome do prendedor de cabelo é coisa de classe média. Dá uma malhadinha básica só pra cumprir o ritual, sempre cuidando para não suar, pois suor é coisa de proletariado. No fim, ela sai da academia, linda, loira e japonesa como entrou, sem uma gota de suor e um fio de cabelo fora do lugar.
2. O narciso bombado
Esse é o tipo mais comum. É aquele cara que você tem vontade de perguntar: “Você quer ficar a sós com o espelho?” Sim, pois ele se olha com uma admiração, medindo os ganhos milimétricos de músculos da penúltima série de exercícios para a última, que beira o assédio sexual. Pára em frente ao espelho e se olha de cima abaixo, levanta a camisa pra dar um confere nos abdominais sarados, dobra o tronco para um lado e para o outro para forçar ainda mais o tanquinho (ou, dependendo do caso, a máquina de lavar roupa Brastemp com sexto sentido que tira mancha do colarinho sem esfregar), contrai os braços para o tríceps saltar. Juro que eu presto atenção pra ver se ele solta pra si mesmo: “Oi. Você vem sempre aqui?”
3. O lutador de espelhos
Esse é o mais cômico. É aquele cara que, mesmo sem nunca ter feito uma aula de boxe na vida (e algo me diz que é o caso da maioria), adora ficar parado na frente do espelho entre uma série e outra dando socos no ar, ganchos de direita, ganchos de esquerda, cruzados e et cetera, no melhor estilo Rocky Balboa. Eu fico olhando e tentando adivinhar o tipo de droga que a mãe usou quando estava grávida.

Se você também costuma ver esses e outros tipos na sua academia, deixe seu depoimento, divida sua dor com a gente. Afinal, se eles acham que podem fazer essas coisas em público, por que nós não podemos fazer uma terapia em grupo virtual?

8 comentários:

  1. Cara, eu comecei a malhar na semana passada, hehe!
    To com 25 anos, ja ta na hora de começar a cuidar, né?!

    Poxa, justo o tipo mai cômico eu ainda não vi, o tal do lutador de espelhos...

    ResponderExcluir
  2. Na academia que eu frequento uma vez a cada semestre (não suporto o ambiente, fazer o quê?!) tem um cabeleleiro malhado que tem um peixe meio colorido demais tatuado no meio da perna. Esse sem dúvida é o que mais me chama a atenção.
    Ele adora se ver por todos os ângulos nos espelhos.
    Beijo lindo. Adorei o olho na foto ;)

    ResponderExcluir
  3. Puutz, comecei na academia essa semana e já identifiquei alguns desses tipos. Só não tive o privilégio (ou desprazer?) de ver o lutador. Mas em compensação o que tem de narciso o_O
    Dá nooojo!
    hsuahushuahsuausuusuhauhsuahs

    ResponderExcluir
  4. Tiago,

    Quando eu malhava (malhei mais de 10 anos direto. Hoje sou um paizão de família sedentário que tenta encontrar coragem para voltar a malhar..rs) eu ficava olhando essas figuras e pensando: o anormal sou eu. Tinha cara que malhava uma série de biceps (rosca) e ir para frente do espelho ver o músculo...
    Tinha aqueles figurinhas que só malhavam peito e ficavam com as perninhas igual a um grilo.
    Os caras ficavam se admirando tanto que acho que ele ficava pensando "que pena que eu não sou dois se não eu me comia, ah comia.."
    rs
    Abs

    ResponderExcluir
  5. rsrs, adorei teu texto e teu blog!Engraçado isso, mas pela primeira vez reconheci em vc uma característica q tb carrego nas minhas crônicas: o sarcasmo. Se der, dá uma olhadinha lá no blog no post "Mas é pra ontem, oká?!" e depois me fala...
    Ah, thanks pela análise do Moderna Lapa! Tô me add nos seus seguidores...rsrs
    Bjoks e volte sempre ao bloguinho lapeiro...

    ResponderExcluir
  6. Excelente Post! Amei a descrição da Patricinha... Ah, claro,faltou o tipo que em vez de malhar fica só observando aos outros para ver se está ficando em melhor forma que os demais. Ou olhando cada detalhe dos demais....

    ResponderExcluir
  7. O tipo mais cômico deve ser o meu mesmo: A desastrada.
    Eu comecei o step mês passado e no primeiro dia quebrei o espelho (tive que enfrentar olhares cruéis dos narcisos e patricinhas).
    Já contabilizei um espelho de parede inteira quebrado, dois tombos, outra quase quebra de espelho e não consigo acompanhar a aula porque não diferencio direita de esquerda.

    ResponderExcluir
  8. Mais uns tipos:
    1)o q acha q se garante tanto q podia ser personal trainer (mesmo q vc não tenha pedido ajuda dele);
    2) as mulheres q ficam na esteira/bicicleta, mais preocupadas com a novela do q com qq outra coisa

    ResponderExcluir