terça-feira, 18 de novembro de 2008

Porque Narciso acha feio o que não é espelho

Comprovado sexta-feira passada: espelhos de salão de cabeleireiros têm defeito. Sério. Desde criança eu tinha a impressão de que meu corte de cabelo ficava meio “blergh” na cadeira do salão. Pior é quando o cabeleireiro vem mostrar com aquele espelho menor (o Robin que completa a dupla dinâmica) como ficou atrás. Aí você tem que ficar olhando o corte e olhar pra cara do cabeleireiro com aquele aceno de cabeça de lagartixa, mesmo que você não tenha gostado muito do corte (fazer o quê? Já cortou mesmo. Pedir pra pegar os cabelos no chão e colar com Super Bonder que eu não vou).
Mas eu sempre saía do salão com aquele sentimento de “não era bem isso que eu queria”. Sexta passada não foi diferente. Só que, ao entrar em casa, passar as mãos no cabelo e me olhar no espelho do meu querido banheiro, já achei que o corte ficou muito bom. Mas hein? Entre um espelho e outro não se passaram nem 5 minutos! Como assim, Bial?
Qual será o segredo? Será que os salões de cabeleireiro usam aqueles espelhos de parque de diversão que distorcem a imagem (aliás, coisa que só vi em desenho animado e filme americano até hoje – ô realidade tupiniquim sem graça!)? E qual será o intuito? Será que, após anos de estudos, descobriram que é melhor que o cliente tenha uma sensação de alívio e bem-estar no pós-compra ao chegar em casa do que sair do salão satisfeito e se decepcionar em casa, garantindo assim um retorno do cliente ao estabelecimento (epa! Olha a dissertação do meu mestrado em Marketing aí, gente! – faltou contratar o Neguinho da Beija-flor pra fazer a locução)?
Os motivos ainda estão por descobrir. Mas que os espelhos dos salões de cabeleireiro têm problemas, ah, isso têm!

2 comentários:

  1. É o contrário do espelho da loja de roupas.
    Você sai da cabine, olha aquele espelhão de corpo inteiro: "Nossa, essa roupa caiu bem, está combinando, perfeito!"
    Aí chega em casa e guarda.
    No dia de usar, você sai do banheiro, olha o seu espelho de todo dia: "Estou enorme com essa roupa!"

    ResponderExcluir
  2. Tiago,

    É nessas horas que vejo com estou velho...rs Eu ainda corto cabelo em barbeiro das antigas e os espelhos de lá não mentem jamais... rs

    O clima é sempre o mesmo: jornais populares sobre um sofá, uma foto de mulher de biquini na parede, um rádio sintonizado em uma rádio AM, um monte de homem falando de futebol...

    Mentir num ambiente desse é quase que um sacrilégio...rs
    rs

    Abs

    Marcelo

    ResponderExcluir