quarta-feira, 18 de maio de 2005

365 dias

O assunto hoje é a auto-referência. O blog fala dele mesmo, fala do que ocorreu. O tópico de hoje é o próprio hoje e o que aconteceu desde um ontem que está 365 dias atrás até aqui. O passado é assunto num blog cujo nome é pura reminiscência. “Enquanto isso, na Sala de Justiça” é um bordão conhecido de quem viveu sua infância nos anos 80, acompanhando as aventuras dos Superamigos, desenho que se reciclou e agora se chama Liga da Justiça. Quando batizei meu blog, resolvi usar esse bordão por ter sido muito marcante na minha infância e por manter uma relação com o que eu queria fazer aqui. Se no desenho animado esse bordão era usado quando se desejava mostrar o que se passava no centro de operações dos super-heróis enquanto outros eventos importantes ocorriam em outros lugares, eu o usei para mostrar aqui no blog o que se passa no meu centro de operações, a minha cabeça, durante diferentes momentos da minha vida. Em algumas vezes uma bobagem, noutras questionamentos, e, em muitos casos, desabafos e indignações. Além de dar conta dessa minha vocação antiga de escrever e falar sobre o que penso, este caderno virtual serviu para tentar levantar questões, tentar fazer todos os que o lêem, inclusive eu mesmo, tomarem atitudes em relação ao que vemos de errado, ao que gostaríamos que fosse diferente. Como diz uma comunidade do Orkut da qual faço parte, eu quero mudar o mundo. Eu acredito que as coisas podem ser diferentes, que podemos causar mudanças. Como me ensinou minha professora e, posteriormente, orientadora de monografia, liberdade é poder escolher aquilo que não existe. Se não existem as relações amorosas que queremos, se não existem as amizades que desejamos, se não existem a justiça social, a política, a solidariedade, a bondade e a humanidade de que tanto precisamos, façamos com que elas existam, façamos a diferença. Aceitar as coisas como as encontramos não nos engrandece, nem reclamar e esbravejar aos quatro cantos sem tomar uma atitude correta resolve alguma coisa. E na busca por melhorar o mundo e as pessoas, inclusive e principalmente nós mesmos, sempre nos ajuda encontrar bons amigos, como eu encontrei alguns. Uns surgiram a partir do “Enquanto isso, na Sala de Justiça”, outros apenas mantiveram por aqui um contato que vem de antes. Nessa missão de modificar o que há de errado, os amigos são o que de mais precioso eu encontrei e tentei manter. Não há um sentimento mais necessário para o pleno atingimento do potencial humano do que a amizade. Até mesmo o amor, embora compartilhe o mesmo radical etimológico, é falho se não houver amizade. Apesar de ser amigo dar trabalho, como eu disse em várias ocasiões a uma grande amiga, cujo nome não vou citar porque são muitos os que merecem ser citados aqui e não seria justo falar um nome só, é um trabalho que vale muito a pena. Por isso eu quero comemorar tudo o que consegui e conquistei nesse último ano. Quanto ao que eu não atingi ainda? Bem, sempre há o hoje, pois o amanhã é muito distante para o que é realmente importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário